Acho legal essa reflexão de que quando nascemos, nascemos pelados, praticamente iguais, com cara de joelho... alguns até foram confundidos na maternidade.
Quando nascemos, estamos purinhos alí. Sem ter feito nada do que a sociedade chama de "pecado" sem nenhum luxo, nenhum dinheiro, nenhum pensamento, nem questionamentos sobre o mundo em que vivemos. Facilmente manipuláveis, esses bebês...
E é aí que começa a vida dos pobres girininhos: na manipulação.
Começando por nossos queridos papai e mamãe, que nos ensinam o certo e o errado (segundo a visão deles), depois pelos amiguinhos da creche, pelas Barbies e pelos Max Steel. Depois, naquela fase de "ser ou não ser" somos manipulados pelos filminhos americanos e queremos fugir de casa e ir para hollywood, ficar preso numa loja de shopping, ter o quarto todo rosa, etc...
A fase mais confusa é quando você já está quase amadurecido, que você tem a opção de tomar um caminho. O caminho que te agrada, ou o caminho que agrada aos outros.
Aí é que você me diz "é óbvio que eu vou tomar o caminho que me agrada, porra!"
Não, na maioria das vezes você não vai.
Quantas vezes você já mentiu sobre os seus gostos só por causa dos seus amigos? você ama aquele seu boneco velho que você tem desde criança, até que chega uma alma morta e diz "nossa, que boneco horrível!" e você, manipulável, diz: "ah é... é do meu irmão. Ele é mesmo muito feio". Depois o pobre do boneco vai para o lixão, coitado.
Estamos na fase de "dog-eat-dog world" cada um querendo tirar proveito e sair por cima pelo que tem.
Todo mundo dando ênfase na grana, na moda e na mídia.
Até ser diferente é difícil, porque tem gente que força ser diferente!
Gente, qual é o problema de vocês?
Será que a gente vai ter que mudar o nome? Gastar o salário que nosso pai suou pra ganhar numa porra de uma saia alta de couro que toda porrinha de menina moderna tem?
Não sou contra a moda. Sou uma das apaixonadas pela moda.
Mas pela moda como arte, não como manipulação.
Poderia fazer uma lista de 100 coisas que estão na moda e que eu O-D-E-I-O com todas as letras. E talvez você também odeie, mas use. Só porque no orkut daquela menina que você pela o saco até a morte tem uma foto dela usando colheirinha, saia alta, esmalte neon, calça maria-mijona...
Tem gente comprando criatividade! os escritores fantasmas nunca estiveram mais ricos. Escrevem para um babaca que não sabe nem soletrar "Casa".
Vai por mim, você vai muito mais longe vivendo fora do "american dream" como diz a Madonna.
É óbvio que é foda ter suas própias conclusões e opiniões e achar que a sociedade vai te aceitar numa boa. Mas é aí que tá a coisa, é aí que você luta pelos seus ideais. Por mais clichê que isso seja.
Aí, quando você realmente conseguir, você vai estar lá no topo, pisando em todas essas patricinhas sem cérebro e botando o mundo pra pensar e refletir: O caminho que te agrada, ou o caminho que agrada os outros?"
Madonna - American Life